Parque da Cantareira: olhando SP de outro ângulo.

Há algum tempo atrás eu, o bofe e alguns amigos mergulhamos na idéia de aventuras esportistas e fomos atrás de algum passeio diferente, que fugisse àquela opção de parque classicão – que normalmente é um inferno aos finais de semana.

Lembrei que o Horto Florestal tinha algumas trilhas cercadas por mata e que uma delas dava em um dos cantos mais altos de São Paulo, que todo mundo falava que tinha uma vista lindona. Todo mundo topou, e lá fomos nós.

As trilhas, na verdade, pertencem a uma reserva florestal de Mata Atlântica chamada Parque Estadual Cantareira. São vários kms de mata com vários tipos de trilhas. Algumas são bem pequenininhas (então, você sedentário, não tem desculpa para não ir, ok?), outras levam até lagos e algumas até cachoeiras. Todavia, diferente do que pensávamos, você não consegue passear por todas através de uma única entrada. A mata toda é dividida em vários núcleos e cada núcleo conta com suas trilhas.

O bacana é que na porta há um mega mapa que mostra todas as trilhas (mesmo as não disponíveis) e todas as entradas disponíveis, assim como uma classificação de cada trilha, mostrando se ela é ingrime, para a família toda, para fotos, etc.

 

horto

 

Entramos, como disse, pelo núcleo que fica ao lado do Horto. E optamos, por falta de opção, pela trilha da Pedra Grande mesmo, já que as outras trilhas eram muito pequenininhas.

O caminho desde passeio em específico é todo asfaltado, cercado por diversos tipos de árvores, troncos e verdes lindos. São 9,6km ida e volta (o que dá mais ou menos 4,8 por cada trecho). E embora a ida seja sofrida – tem ladeiras tensas de vez em muito-quando – a vista quando você chega lá em cima é incrível e vale todo o esforço!!

 

hortoview

 

 

Sentamos lá mortinhos – embora não tão mortos quanto imaginávamos. Curtimos muito o a vista, tiramos mil fotos e fizemos um “semi-piquinique”.

 

oslindo

 

A volta foi fresquinha e bem tranquila – já que para descer todo santo ajuda, não é? – e até ficamos pensando como seria descer tuuuuudo aquilo de skate, bike ou qualquer coisa de rodinhas.

E já escolhemos algumas trilhas interessantes (dessa vez sabendo que teríamos que ir para outra entrada) com cachoeira e afins para testarmos assim que o tempo quente se assentar novamente.

 

APROVADO!!! E vocês? Já visitaram este parque? 

 

#conheçasuacidade

_______________________________________

Endereço:Rua do Horto, 1.799 – Horto Florestal – Zona Norte

Horário de abertura: finais de semana e feriados

Valor de entrada: R$ 6,00 inteira/ R$ 3,00 meia.

Site para mais informações: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/213-parque-estadual-da-serra-da-cantareira