Guia de Bolso: Passaporte brasileiro

O passaporte é o documento que vai servir para basicamente tudo em uma viagem internacional. Ele quem garante seus direitos em terras “no estrangeiro” e é utilizado e aceito em estabelecimentos para comprovar que você é você mesmo, que sua assinatura é real, dentre outras coisas.

Como eu não viajava para fora do país há uns bons 13 anos, precisei tirar um novo antes de seguir para a retirada do visto americano [assunto do próximo post].

Confesso que me surpreendi muito positivamente com o sistema atual para a emissão de um novo passaporte no Brasil. É simples, fácil e rápido! Tipo tirar um band-aid.
Resumidamente, você paga a taxa e comparece no lugar escolhido com data e horário marcado. O processo não demora mais do que 10 minutinhos e em 7 dias você já pode retirar o bonito.
Quer entender melhor? Então confere abaixo o passo-a-passo e as dicas! (:

 

passo-a-passo
1-) Acesse o site da Polícia Federal (
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/) na área de passaportes;
2-) Selecione “Requerer Passaporte (para brasileiros)”;
3-) Leia as instruções da página que será aberta e clique em “emissão de passaporte” – disponível no item 2;
4-) Você será levado a uma ficha cadastral. Complete todos os seus dados corretamente;
5-) Ao final, você deverá escolher seu Local de Atendimento, assim como o horário e data;
6-) Caso não haja data próxima, você pode emitir a nota para pagamento e acessar todos os dias para tentar um lugar/hora/data melhor para sua disponibilidade.
AND IT’S DONE!
Basta comparecer no local certinho, sem confundir dias nem horários e voilá!

 

 

Dicas:

– Quando for preencher a ficha de solicitação, já tenha os documentos em mãos. Há alguns dados que ninguém sabe de cabeça;
– Tente agendar os primeiros horários, assim você garante que caso haja atrasos, você não se atrase tanto assim;
– Leve documentos originais! Na lista de documentos necessários, está destacado em negrito que os documentos exigidos como originais deverão vir assim. Não leve cópia autenticada nem nada disso, só atrasará o processo.

 

passaporte